Temperatura Piscinas


Newsletter

Cadastre-se e receba notícias no seu e-mail

Cadastre-se e receba notícias no seu e-mail
Estatuto
ESTATUTO DO CÍRCULO MILITAR NA INTEGRA
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA VERSÃO EM PDF

PREÂMBULO

1. HISTÓRICO DO CÍRCULO MILITAR DE CAMPINAS (CMC)

Durante muitos anos, vários oficiais do Exército, servindo em Campinas sempre que se encontravam, externavam o desejo de que também nesta cidade se organizasse um Círculo Militar, tal como os que existiam em outras Guarnições Militares do nosso pais.
No início de abril de 1960, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), e da Guarnição Militar de Campinas, Cel George Americano Freire, obteve autorização para fundar o CMC. O Boletim Interno no 77 do QG do II Exército designou uma Diretoria Provisória, tendo como presidente o Comandante da EsPCEx, e a sede provisória do clube ficou sendo o casarão da Fazenda Chapadão.
No entanto, somente em 05/11/1962, foi convocada uma reunião da Diretoria a fim de lançar as bases para a efetiva organização do CMC. Naquela reunião, ficou decidido que seria considerada data da fundação do clube o dia 21/04/1960.
Em outra reunião, no dia 28/11/1962, realizou-se a primeira eleição para Presidente, tendo sido eleito o Gen Guilhermino Fernandes dos Santos Filho.
Começaram então a ser organizadas as primeiras atividades esportivas e sociais, paralelamente aos esforços para a aquisição de uma área definitiva.
Em 1964, a Diretoria, então sob a Presidência do Cel Rodolpho Pettená, iniciava as primeiras obras e construções.
Após muita luta, em decreto de 30/04/1965, a União cedeu 62.480 m2 da área da Fazenda Chapadão para o CMC e através de decreto de 24 de Março de 1970 a área foi ampliada de 195.017 m2, totalizando um espaço de 257.497 m2.
Em outubro de 1967 foram inauguradas as primeiras piscinas e a Cabana que, desde 1966, era utilizada para as reuniões de associados e da Diretoria.

Em 1970, foram concluídas as obras da barragem, interditada até 1972, quando foi oficialmente inaugurado o Lago Gen Oscar Lopes da Silva, em homenagem ao então Comandante do II Exército.
O primitivo projeto de um salão de boliche foi mudado para Grill-Room e depois para Golden Room, acolhendo eventos já em 1969, mas inaugurado em 1970, tornando-se o principal Salão de Festas do Círculo Militar.
Em abril de 1974 foi inaugurado o Estádio Olímpico.
Vencida a inércia inicial pelos pioneiros, as diretorias foram se sucedendo, acrescentando melhorias ao patrimônio do Clube e, assim, desde sua fundação até os dias de hoje (2004), quatorze oficiais presidiram o CMC, juntamente com suas Diretorias e Conselhos e, auxiliados pela fundamental participação dos associados, expandiram e melhoraram as instalações, aperfeiçoaram as práticas e as normas administrativas, incentivaram atividades esportivas, culturais, sociais e turísticas, possibilitando o crescimento do patrimônio humano e material que constituem a base fundamental do Círculo Militar de Campinas.

Atualmente, somos uma família constituída de quase 14 mil pessoas, considerando-se os associados e seus dependentes, desfrutando de uma área maravilhosa, considerável potencial para a realização de atividades diárias e de eventos sociais, culturais, esportivos e excursões turísticas, convivendo em um ambiente de sadia camaradagem, compreensão e respeito que certamente propiciam um crescimento social de todos os integrantes da família circulista.

Um grande
Clube