Temperatura Piscinas


Newsletter

Cadastre-se e receba notícias no seu e-mail

Cadastre-se e receba notícias no seu e-mail

Notícias e Destaques

Uso de FACE SHILD no CMC
Escudo facial (Face shield) somente permitido desde que acompanhado por máscara convencional
Escudo facial (Face shield) somente permitido desde que acompanhado por máscara convencional filtrante de aerossóis (tecido ou cirúrgica).
Face shield impede a passagem de gotículas em direção ao rosto, mas não consegue filtrar o ar.
 
Quais as diferenças entre a máscara de tecido, a cirúrgica e a PFF2/N95?
 
As máscaras de tecido são utilizadas para minimizar a contaminação do ambiente com secreções respiratórias. Não possuem filtro mas reduzem o alcance um espirro ou tosse. Elas devem ser lavadas com água e sabão.
Já as máscaras cirúrgicas são indicadas para uso de Trabalhadores da Saúde, com objetivo de protegê-los e também a terceiros de infecções por inalação de gotículas maiores que micropartículas transmitidas a curta distância. As máscaras cirúrgicas possuem um elemento filtrante mas não oferecem proteção contra aerossóis.
Por fim, as máscaras PFF2/N95 são respiradores com capacidade de reter gotículas e contaminantes em forma de aerossóis. Elas oferecem vedação adequada sobre a face do usuário, proporcionando ainda mais proteção.
 
2. O que significam as siglas PFF1, PFF2 E PFF3?
PFF significa Peça Facial Filtrante. As siglas PFF1, PFF2 e PFF3 indicam o tipo de filtro contido na máscara. Classificações dos filtros segundo a FUNDACENTRO:
PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados) 
PFF2 / P2: Agentes Biológicos e/ou Fumos (aerossóis termicamente gerados) 
PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT<0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida
 
3. O que são névoas, poeiras e fumos?
 
As névoas são constituídas por gotículas de líquidos em suspensão na atmosfera. Já as poeiras são formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado e são as mais comuns em ambientes de trabalho. Os fumos são originados quando um metal ou plástico é fundido e resfriado, o que cria partículas que ficam suspensas no ar.
 
3. Mas e o vírus Covid-19?
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus Covid-19 é transmitido através de toque ou aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas.
A máscara PFF2/N-95 tem capacidade de proteger o usuário da contaminação por gotículas infectadas pelo coronavírus. Devem ser utilizadas em procedimentos com risco de geração de aerossóis como intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de secreções nasotraqueais e broncoscopias.
 
4. O que significa dizer que a máscara PFF2 é um respirador sem manutenção?
 
Um respirador sem manutenção é um tipo de respirador que não deve ser alterado, higienizado ou aplicado qualquer tipo de manutenção. A própria peça facial é filtrante e descartável. Ele deve ser trocado sempre que se encontrar perfurado, rasgado, com elástico solto ou em qualquer outro caso de saturação.

 
5. Porque não tem válvula de exalação?
 
A válvula de exalação não é apropriada para ambientes propícios à contaminações, pois dá espaço para que gotículas infectadas sejam despejadas no ambiente.

 
6. Qual a diferença entre o respirador PFF2 e o N95?

 
Os respiradores PFF2 seguem a norma brasileira (ABNT/NBR 13698:1996) e europeia, apresentando eficiência mínima de filtração de 94%. Os respiradores
 
N95 seguem a norma americana e apresentam eficiência mínima de filtração de 95%.

 
7. Para que serve o face shield?

 
O face shield complementa a proteção das máscaras, cobrindo todo o rosto e oferecendo mais segurança e conforto. Ele impede que gotículas sejam lançadas no ambiente ou inaladas pelo usuário.
 
A utilidade do face shield, em geral, é evitar que gotículas de saliva contaminadas alcancem o rosto, inclusive os olhos, de quem está usando. Esse objetivo, porém, é cumprido com sucesso pela proteção convencional, desde que todos usem.
Máscaras de pano são as mais indicadas para a população em geral e devem ter três camadas, de acordo com recomendação da Organização Mundial Saúde (OMS). 
 
Richtmann ainda diz que o face shield, protetor facial da plástico preso à cabeça por uma armação, pode ser usado por mais de uma pessoa, desde que seja cuidadosamente higienizado com álcool 70%. O acessório deve ser usado junto com uma máscara, para evitar que vírus passe pelas laterais da peça. A máscara cirúrgica, por sua vez, tem um poder de filtração do ar maior que as máscaras de pano e deve ser descartada após o uso.
 
Por que preciso usar a máscara junto com o protetor facial?
 
O face shield protege contra respingos de tosse e espirros na direção do rosto, porém não evita a contaminação por gotículas que podem entrar pela parte inferior ou lateral da viseira. Um estudo publicado recentemente pela revista acadêmica Physics of Fluids, do Instituto Americano de Física, concluiu que face shields (e também máscaras com válvula) não detêm a dispersão de gotículas.
O face shield é considerado um equipamento de proteção dos olhos e do rosto, não das vias respiratórias. Ele não filtra o ar, diferentemente das máscaras. Mesmo as máscaras caseiras têm esta propriedade.
 
 Quando e como é recomendável usar o face shield ? 
 
 Além dos usos tradicionais desses equipamentos na área de saúde, indústria e outros setores, neste momento os protetores faciais são importantes para profissionais cujas atividades exigem contato com público a curta distância, como vendedores, cabeleireiros, recepcionistas, copeiros e garçons, entre outros. O afastamento social necessário é de no mínimo um metro, o que nem sempre é possível em algumas atividades. Usado junto com a máscara, o face shield ajuda a evitar a contaminação e a disseminação do vírus entre as pessoas mais expostas. No entanto, no nosso dia a dia, com exceção dessas atividades, é suficiente o uso de máscara e o cuidado de manter distanciamento das outras pessoas – de pelo menos um metro e preferencialmente um metro e meio.

 
Que cuidados devo tomar ao usar o protetor facial? 
 
Além do uso conjunto com a máscara, é fundamental higienizar corretamente o equipamento. Sempre que retirado do rosto, o protetor facial deve ser lavado com água e sabão e desinfetado com álcool 70%. Como você toca no protetor ao retirá-lo, lembre-se de higienizar as mãos imediatamente com água, sabão e álcool em gel 70% para evitar contaminação. 
 
 Como devo cuidar da máscara usada junto com o face shield ?
 
Usadas sozinhas ou junto com o protetor facial, as máscaras precisam seguir certos padrões para terem proteção efetiva. As cirúrgicas oferecem maior nível de proteção e devem ser descartadas e trocadas a cada quatro horas de uso. As caseiras, feitas de pano, protegem bem desde que seguidas as orientações de confecção e uso. O recomendável é que tenham ao menos duas camadas de proteção, com tecido duplo. Máscaras de tecido fino, com uma única camada de filtro e que não cobrem toda a área necessária, perdem muito da sua capacidade de proteção.
Um grande
Clube